Who am I??????

Minha foto
Brasília, Brazil
Professor de Filosofia (Bacharel e Licenciado UFSC). Pós graduado em Metodologia do Ensino Interdisciplinar. Psicanalista.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Filme - Waking Life (Vida Desperta)

Esse post demorou para sair: Waking Life, ou, Acordar Para a Vida em Portugal, é um filme de 2001 que mistura cenas filmadas sobrepostas a uma película que imita uma textura de animações flash.

Altamente recomendado a quem se interessa por Filosofia e Controle dos Sonhos, nem preciso falar mais nada, alugue nas melhores locadoras ou baixem na net!

Trecho do filme que discute o Existencialismo, e sua classificação como "filosofia do desespero".

"Acho que estamos perdendo as virtudes de vivermos apaixonadamente, de assumirmos a responsabilidade por quem somos, de tentarmos realizar algo e nos sentirmos bem em relação à vida."

"Sartre disse, certa vez, que nunca teve um dia de desespero em sua vida"

"Quanto mais de fala sobre o ser humano como um construto social ou uma confluência de forças, ou como fragmentado, ou marginalizado, abre-se todo um univarso de desculpas. Quando Sarte fala de responsabilidade, não é abstrato."

"Quem nós somos é sempre uma decisão nossa."

2 comentários:

  1. Grande André !!!
    Ouvimos sempre sua "rádio". Inclusive já mostrei teu blog pro pessoal aqui no Tribunal de Justiça, e acharam muito legal !
    Um abração com muitas saudades
    Uncle João from Fortaleza

    ResponderExcluir
  2. Humhum !! Excelente filme !! Dentre outros aspectos, trata de algo que costuma passar batido: de como o "acordado" é vivido idêntico ao sonho ou estado de vigília, um tanto contrário ao que comumente se entende acerca da consciência (consciênica como algo presente desde que se "acorda".).

    ResponderExcluir