Who am I??????

Minha foto
Brasília, Brazil
Professor de Filosofia (Bacharel e Licenciado UFSC). Pós graduado em Metodologia do Ensino Interdisciplinar. Psicanalista.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SURPLUS - Aterrorizados em sermos consumidores


Longe de ser apenas uma crítica ao consumismo ou a sistemas políticos, Surplus, documentário sueco, dirigido pelo italiano Erik Gandini em 2003, é um olhar sobre o jeito de ser e de viver da humanidade. Largamente divulgado pela Internet, este trabalho coloca em discussão não apenas a vida em sociedade e a ordem estabelecida, como também a própria essência humana.

As necessidades dos homens, as maneiras de reagir a elas e as formas de controle social acabam por comprometer todo o ecossistema terrestre, sem exceção às relações humanas. Nenhuma discussão está mais na ordem do dia do que o equilíbrio socioambiental e ainda antes de Davis Guggenheim e seu Uma Verdade Inconveniente (2006), Gandini levava o tema às últimas conseqüências. Surplus mostra que tanto no capitalismo, como no socialismo, os homens tomam parte de sistemas cuja existência os antecede, mas que estabelecem modos de viver e de pensar, mantendo-os atados, como peças de um jogo maior, cuja função é a manutenção da ordem estatal.

Surplus = Mais Valia, e ou, excedente de capital.

Assista legendado na íntegra clicando AQUI!


Tem para baixar por Torrent ou no E-mule, quem não achar legenda me peça nos coments!

Assista e comente, quem vê este doc. não tem como não modificar-se!

2 comentários:

  1. Fala André !!

    Então, vi o filme pouco tempo depois de vc ter colocado o post. Excelente, pontual, trata o que na minha opnião é uma epidemia muito maior e mais séria do que vírus e gripes: Consumismo.
    Quem ainda não atentou-se para isto precisa pesquizar, pensar, agir, procurar modificar isto, por mais que as chances de sucesso pareçam 0 (zero). Outro filme que acompanha bem é "Requiem para um sonho" já deves ter tido contato, também está disponível na rede para download.

    ResponderExcluir
  2. Desordem social, desequilíbrio de ecossistemas, aquecimento global, etc.. Não acho que se pode jogar toda a culpa em cima do consumismo, afinal ele é apenas uma consequência e não uma causa principal; é apenas um dos ''sintomas da epidemia''. É fácil falar que se não fosse o sistema capitalista o mundo seria mais sustentável, é simples demais justificar o próprio comportamento se amparando na máxima de que ''o sistema impõe tudo''. E não que ele não imponha, é claro que ele dita as regras; não reconhecer isso é hipocrisia. Porém, mais hipócrita do que falar que ele não impõe é afirmar a aparente supremacia do sistema. Se estamos nesse estado de demência, de pura alienação, é porque simplesmente deixamos a ignorância prevalecer. Esta é, a meu ver, a verdadeira epidemia e ela não alcança apenas aqueles que estão presos ao sistema. Até mesmo quem luta contra acaba se perdendo no meio das informações. Coloca-se o capitalismo como vilão, mas se esquece que o sistema comunista também pode ser alienador, repressor. Qualquer tipo de sistema político-econômico pode ser uma arma de manipulação. A pergunta não deveria ser ''qual o melhor sistema?'' e sim ''como melhorar o sistema para torná-lo sustentável e humano?''.

    ResponderExcluir